O Vale do Silício do Carro

Ir para o conteúdo

O Vale do Silício do Carro

André Belchior - Educação Corporativa
Publicado por André Belchior em Vendas · 5 Fevereiro 2021
Tags: vendasautomóveismercadoCampinascompetição
Campinas não será conhecida como “O Vale do Silício Brasileiro” apenas pelo seu pólo tecnológico. Ao longo das últimas décadas a cidade vem sendo comparada ao Vale do Silício na Califórnia, onde nasceram as maiores empresas do mundo de tecnologia, entre elas a Microsoft, Apple, Google e HP, por ter grande concentração de empresas high tech, especialmente fabricantes de componentes para computadores. Mas, nos últimos anos, Campinas tem se destacado num setor da economia altamente atrativo, o de automóveis. Se Detroit é a capital mundial do automobilismo, por ter como sua economia principal a indústria automobilística, Campinas já pode ser chamada de “Capital Nacional do Carro”. Nos últimos 15 anos a cidade se transformou no grande centro comercial de veículos. Basta um pequeno passeio pelas principais avenidas da cidade para sermos surpreendidos com a quantidade de lojas e concessionárias que a cidade abriga. Todos os dias quando transito pelas ruas da cidade vejo uma novidade no setor. Não param de inaugurar novas lojas e pontos de vendas de veículos. Vamos atribuir isso a alguns fatores. Em primeiro lugar temos que exaltar a economia da cidade, que está entre as dez de maior consumo do país. Uma das maiores rendas per capta do Brasil, aproximada em 10 mil dólares, Campinas é a principal cidade da região metropolitana que representa 9% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional*. Uma cidade moderna e agressiva aos negócios e ao consumo de produtos de alto valor agregado, como carro, criou grandes empreendedores. Grandes e pequenos grupos de empresas de vendas de veículos novos e usados resolveram apostar no negócio, acreditando ser essa uma praça promissora pelas características já mencionadas da cidade. Nos últimos 5 anos Campinas teve um crescimento de 16% na sua frota de carros** e a tendência desse número é aumentar ainda mais nesses próximos anos. Já estamos sentindo dificuldades com o trânsito, o que não era percebido há poucos anos atrás, mas isso não têm inibido o entusiasmo dos investidores do setor. O mercado de Campinas já atraiu investidores de um dos principais grupos do setor, que em 2007 entrou na cidade com todo o apetite por uma grande fatia dessa praça tão promissora e tem ampliado suas unidades de forma muito rápida. Essa concentração de empresários arrojados e visionários tornou a cidade em um dos locais, senão o mais, competitivos do Brasil quando o assunto é carro. A disputa pela liderança será cada vez mais acirradas enquanto tivermos Mários, Cláudios e Maurícios, aliados a outros fortes investidores do setor competindo na região. Esses “peixes grandes” tem estimulado outros pequenos investidores a cobrir toda a região de lojas e pontos de vendas. A invasão de lojas e o surgimento de novos “players” no mercado de veículos de Campinas tem agradado o consumidor que tem grandes opções de compra do veículo dos seus sonhos. Não sei onde iremos parar com tantos veículos circulando pela região. Porém, não podemos deixar de aplaudir esses empreendedores que estão fazendo de Campinas, o “Vale do Silício do Carro”.

*Fonte: APJ – Associação Paulista de Jornais / Pesquisa Merplan (http://www.apj.inf.br/correio.php)
** Fonte: Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados (http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,AA1341356-5605,00.html)

André Belchior Torres é graduado e mestre em Administração. Possui pós-graduação em Gestão do Ensino Superior, MBA em Marketing e Vendas, Estudos Continuados em Business Management nos Estados Unidos pela CUNY – City University of New Atua como diretor executivo no setor de educação superior, é professor universitário, consultor em gestão empresarial, escritor e palestrante. Em mais de 20 anos de carreira, possui sólida experiência como executivo em empresas do setor automotivo e educacional. Atuou como consultor internacional da PricewaterhouseCoopers, em empresas nacionais e multinacionais. Autor de livros e artigos nas áreas de liderança, negócios, marketing e vendas.



Criado por Virtuainfo Sites e Hospedagem
Voltar para o conteúdo