A Hora e a Vez das Mulheres

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A Hora e a Vez das Mulheres

André Belchior - Educação Corporativa
Publicado por André Belchior em Negócio · 5 Fevereiro 2021
Tags: mulherestratégiaconquistaatendimentolinguagemrespeitocredibilidade
As empresas devem buscar novas estratégias para atender as exigências desse novo perfil de consumidor. A sociedade tem passado por sérias mudanças nas últimas décadas, quebrando paradigmas até então invioláveis. Uma das mudanças mais acentuadas ocorre no perfil do consumidor atual. Embora ainda vivamos numa sociedade predominantemente machista, as mulheres têm tomado lugares que há pouco tempo atrás eram exclusivos dos homens. Desde o movimento feminista dos anos 60 a mulher tem sido vista com outros olhos na sociedade ocidental, porém, foi só a partir dos anos 80 que essa mudança tornou-se mais evidente. Isso tem acontecido desde então, por fatores que influenciam a sociedade de uma forma geral. A conquista no mercado de trabalho, com níveis hierárquicos e salários bons tornou-se a principal causa da emancipação da mulher. Se antes elas se contentavam em serem sustentadas pelos maridos e cuidar do lar era uma opção de vida, hoje elas estão em busca da emancipação, da independência, da liberdade de expressão e do autosustento. Aliando a facilidade de informação, o que traz conhecimento de produtos que antes eram exclusividade dos homens, e as opções que o mercado oferece, as mulheres vieram para ficar. Algumas características podem ser encontradas nesse novo perfil de consumidor. Geralmente as mulheres ouvem pouca opinião na hora de decidir uma compra, especialmente tratando-se de movimentações financeiras, férias, eletrodomésticos, entre outros. A personalidade da consumidora não pára por aí. Elas gostam de comprar em locais agradáveis como shoppings centers, preocupam-se com os preços, porém, segundo pesquisas, mais de 90% delas estão dispostas a pagar mais para ter um produto ou serviço de melhor qualidade e um atendimento diferenciado. A reputação da empresa e a confiança na marca também são fatores importantes na decisão da compra. A influência dos meios de comunicação tem ajudado nessa conquista feminina. Embora não sejam leitoras assíduas de jornais, a televisão exerce a principal influência. A internet é uma ferramenta poderosa para que a mulher seja cada vez mais independente em relação ao consumo. As opções no mercado automotivo é a prova disso. É muito comum encontrar mulheres com interesse pela compra de um veículo depois de ter pesquisado com afinco na web o modelo desejado. Isso tem se tornado cada vez mais freqüente, ao ponto delas já serem responsáveis diretamente por mais de 40% do mercado de carro no país. Indiretamente elas ainda exercem poder de decisão na compra dos carros de seus parceiros. A cor do veículo, por exemplo, é decidida pela mulher em 90% das aquisições. As mulheres estão cada vez mais exigentes e as empresas estão mudando suas estratégias para poder satisfazê-las. Os veículos, a cada dia que passa, procuram atender cada vez mais os interesses femininos. As mulheres olham os veículos de dentro para fora. Conforto e visibilidade são essenciais na escolha de um modelo. Isso segue com detalhes como porta-treco, espelhos do lado do motorista, bancos que não desfiam as meias e suporte para óculos. Também já estão acostumadas a equiparem seus carros com acessórios de segurança, som e outros. Outra curiosidade no mercado automobilístico é com relação ao atendimento. As empresas estão descobrindo que contratar mulheres para área de vendas é uma boa alternativa. Os resultados estão aparecendo pelo fato de falarem a mesma linguagem das consumidoras. Estamos vivendo um momento ímpar para as mulheres do setor. Geralmente elas estão entre as campeãs de vendas nas concessionárias, pois tem maior sensibilidade em captar os desejos das consumidoras.

Não resta dúvida que a economia está se adaptando a esse novo perfil do consumidor. O respeito e a credibilidade que estão sendo depositadas às mulheres por empresas dos mais diversos segmentos provam que elas vieram pra ficar. A sociedade ocidental não enxerga mais a mulher apenas como uma companheira e atendente do lar. Elas passaram a ser provedoras de seus lares e comporta-se em igualdade com os homens. Submissão na hora da compra, nem pensar!!! Realmente esse paradigma foi quebrado. É a hora e a vez da mulheres.

André Belchior Torres é graduado e mestre em Administração. Possui pós-graduação em Gestão do Ensino Superior, MBA em Marketing e Vendas, Estudos Continuados em Business Management nos Estados Unidos pela CUNY – City University of New Atua como diretor executivo no setor de educação superior, é professor universitário, consultor em gestão empresarial, escritor e palestrante. Em mais de 20 anos de carreira, possui sólida experiência como executivo em empresas do setor automotivo e educacional. Atuou como consultor internacional da PricewaterhouseCoopers, em empresas nacionais e multinacionais. Autor de livros e artigos nas áreas de liderança, negócios, marketing e vendas.



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