O cliente não é fiel, ele está fiel...

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O cliente não é fiel, ele está fiel...

André Belchior - Educação Corporativa
Publicado por André Belchior em Negócio · Sexta 05 Fev 2021
Tags: clientefidelidadededicação
Muitas são as estratégias usadas! Promoções, preços baixos, campanhas, investimentos na qualidade de seus produtos e serviços. No entanto, o diferencial competitivo no mercado globalizado passou a ser o tipo de relacionamento que as empresas têm com os seus clientes. A empresa orientada para um atendimento eficiente e eficaz, capaz de satisfazer as necessidades dos seus clientes e encantá-los através de valores percebidos por eles, e que descobriu ser essa a principal estratégia de conquista e retenção de clientes, está quilômetros à frente daquelas que ainda não se atentaram para tal mudança. Conquistar, reter e fidelizar clientes é uma tarefa árdua e um grande desafio para os gestores atuais. Mas se conquistar requer investimentos e reter exige completa dedicação por parte da organização, fidelizar clientes vai além disso... A pergunta aflora na boca dos profissionais responsáveis pela gestão de clientes. Existe cliente fiel? A resposta é NÃO!!! Com letras garrafais. Não existe sequer um cliente fiel. O cliente está fiel! Até que alguém, o concorrente, de alguma forma ofereça uma vantagem comercial melhor, e ele irá “trair” os laços comerciais que tem com a sua empresa. Talvez a melhor oferta seja o preço, talvez a qualidade do serviço ou produto, quem sabe o prazo de pagamento seja mais atrativo. Porém, nada é mais importante para um cliente que a excelência no atendimento. Certamente o descaso, a falha ou até mesmo a falta de preparo no relacionamento com o cliente são os principais motivos que fazem os clientes trocarem de empresas na aquisição de seus bens e serviços. A difícil tarefa de conduzir seus colaboradores a entender quão importante é cultivar diariamente o relacionamento com seus clientes e manter constantemente ações de melhoria, criatividade e inovação são pontos crucias no dia-dia das organizações orientadas para o cliente. Treinar, treinar e constantemente treinar pessoas para suportar esse grande desafio é a melhor alternativa para manter-se forte na guerra desenfreada pelo cliente. A conquista de cada cliente é como um batalha ganha em meio ao ambiente de negócios agressivo, onde o amadorismo não é mais aceito. O cliente está cada vez mais exigente. Cada vez mais esclarecido. Isso significa que o mercado exigirá das organizações profissionais cada vez mais preparados, mais treinados, mais dedicados e com maior responsabilidade sobre suas ações junto aos clientes. O cliente é como uma planta que necessita ser regada todos os dias. Regada de atenção, de facilidades, de comodidades, de respeito e de confiança. Não há como fugir dessa realidade. Ou as empresas atentam-se para esses requisitos, ou certamente perderão as batalhas futuras e estarão fadadas ao fracasso na guerra pelo cliente.

André Belchior Torres é graduado e mestre em Administração. Possui pós-graduação em Gestão do Ensino Superior, MBA em Marketing e Vendas, Estudos Continuados em Business Management nos Estados Unidos pela CUNY – City University of New Atua como diretor executivo no setor de educação superior, é professor universitário, consultor em gestão empresarial, escritor e palestrante. Em mais de 20 anos de carreira, possui sólida experiência como executivo em empresas do setor automotivo e educacional. Atuou como consultor internacional da PricewaterhouseCoopers, em empresas nacionais e multinacionais. Autor de livros e artigos nas áreas de liderança, negócios, marketing e vendas.


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