Nada como um dia após o outro

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Nada como um dia após o outro

André Belchior - Educação Corporativa
Naquela época, as concessionárias sofriam com o êxodo de grande parte de seus clientes. Com a febre de abertura de lojas, também conhecidas como “garagens” ou “estacionamentos”, as concessionárias perdiam dia-dia sua clientela para essas empresas que nasceram com a proposta de vender veículos 0km a preços bem abaixo das agências autorizadas. Era comum encontrar clientes questionando como uma loja poderia vender um carro mais barato que a própria concessionária autorizada. As “bocas”, como são chamadas as mesas de captação de veículos 0km, sempre viveram de oportunidades ofertadas pelo mercado. Não importava muito a origem do veículo. Ele poderia estar disponível em qualquer parte do país, com condições comerciais mais atrativas e curto prazo para entrega. A garantia da fábrica tornava o negócio viável para o consumidor. Esse foi o cenário do mercado durante vários anos. Percebendo o crescimento do mercado e a distribuição do “share” com as lojas, as concessionárias se viram obrigadas a tomar uma nova postura em relação aos veículos semi-novos. As margens nas vendas para 0km vinham despencando e a grande solução foi aperfeiçoar suas equipes de vendas para comercializar os veículos semi-novos. A tarefa não foi nada fácil! Por dois motivos: primeiro por ter que sair de uma “zona de conforto” sustentada pela forte presença da marca e segundo pela falta de preparo e conhecimento de um produto no qual nunca tiveram conhecimento. Essa globalização de marcas exigiu maior preparação dos consultores de vendas. Eles passaram a ter obrigação de conhecer produtos de outras marcas, o que já era comum no perfil de vendedores dos estacionamentos multimarcas. Esse processo de desenvolvimento organizacional descongelou as concessionárias e fez com que elas acordassem para uma tendência que mudou o mercado. Agora a estrutura preparada para vender veículos 0km estava a disposição para os semi-novos, que até então eram desprezados e repassados para os lojistas que faziam das concessionárias a principal fonte de captação de veículos usados. O questionamento não tardou a acontecer. Com o aumento de crédito para carros usados, a pergunta floresceu: Porque estamos abastecendo nossos concorrentes se podemos ganhar dinheiro com esses produtos? Imediatamente, o mercado respondeu! E hoje as concessionárias dão tanta importância para os usados como fazem com os novos. Mas como recuperar a imagem das concessionárias, que eram taxadas como careiras em função das ofertas dos veículos 0km pelos lojistas? Nada como um dia após o outro. Já não é possível encontrar grandes diferenças de preços e as taxas de financiamentos subsidiadas pelas fábricas têm atraído novamente o consumidor para a concessionária. O empresário que no passado ignorou a oportunidade de ter uma “bandeira”, ou seja, uma concessão de um fabricante, deve estar muito arrependido. O mercado de 0km não pára de crescer, os recordes de vendas estão sendo superados a cada ano e a tendência é que cresça ainda mais. A abertura de mercado, a facilidade do crédito, a garantia do fabricante, a tranqüilidade e o desejo de se obter um carro novinho em folha, fará com que a frota se modernize e o mercado de usados sofra fortes conseqüências. A reação nós já podemos prevê. Num futuro muito próximo o carro usado tende a cair muito de preço acompanhando o que já é comum em países desenvolvidos. Portanto, a ciranda do mercado automotivo está voltando as suas origens, com muito mais consistência e profissionalismo. As concessionárias devem se preparar para absorver cada vez mais o Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. retorno de uma clientela que confia numa estrutura muito mais segura. Enquanto isso, as lojas e suas “bocas” precisam enxergar esse sistema e adaptar seus empresas dentro de um contexto em que o veículo usado, para continuar tendo forças, precisa ter preços muito mais atrativos. Àqueles que se prepararem para esse futuro tão certo sairão na frente. Os que ignorarem, estão fadados a fecharem as portas.
 
André Belchior Torres é graduado e mestre em Administração. Possui pós-graduação em Gestão do Ensino Superior, MBA em Marketing e Vendas, Estudos Continuados em Business Management nos Estados Unidos pela CUNY – City University of New Atua como diretor executivo no setor de educação superior, é professor universitário, consultor em gestão empresarial, escritor e palestrante. Em mais de 20 anos de carreira, possui sólida experiência como executivo em empresas do setor automotivo e educacional. Atuou como consultor internacional da PricewaterhouseCoopers, em empresas nacionais e multinacionais. Autor de livros e artigos nas áreas de liderança, negócios, marketing e vendas.


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